MEMÓRIAS DE UM FREIXO
Tema: Ligas Bodo, História, Guerra da Coreia
Memórias de um Freixo resgata um episódio pouco comentado, mas profundamente marcante da história da Coreia do Sul: os massacres da Liga Bodo. Inspirada em uma obra do autor coreano Choi Yong-Tak, a graphic novel de Kun-Woong Park readapta a narrativa sob a perspectiva de uma árvore; a espectadora e narradora principal da história.
O livro foi publicado no Brasil em 2021 pela Editora Conrad, com tradução de Jae Hyung Woo.
Com a derrota do Japão em 1945, a península coreana foi ocupada por forças militares estrangeiras, sendo soviéticas ao norte e norte-americanas ao sul, o que deu origem a Guerra Fria e a divisão da península entre dois blocos ideológicos opostos. Em vez de conquistarem a tão almejada autonomia, os coreanos voltaram a se ver sob domínio estrangeiro em sua própria terra (nada legal!).
No norte, formou-se a República Popular da Coreia, sob a liderança do revolucionário Kim Il Sung, aliada à União Soviética. No sul, os Estados Unidos instalaram um governo militar chefiado pelo tenente-general John R. Hodge, que embora tenha repatriado grande parte dos japoneses, ainda manteve alguns para auxiliá-lo na nova administração do país.
A USAMGIK (Governo Militar do Exército dos EUA na Coreia) não tinha muita escolha, pois as únicas pessoas com experiência administrativa eram justamente aquelas que haviam trabalhado para o governo japonês (coreanos pró-japoneses) e os japoneses. Com eles, o governo também desejava combater qualquer influência comunista proveniente da China e URSS.
Claro que os coreanos reagiram com forte ressentimento e hostilidade. Para eles a interpretação era de que, mais uma vez, seriam submetidos a uma administração pró-japonesa, agora também aliada a outro grupo estrangeiro, os americanos. Não demorou para que a revolta se espalhasse, dando origem a manifestações e rebeliões em diversas regiões do sul.
Em meio a esse clima de instabilidade, Syngman Rhee foi eleito presidente do sul em 1948 para "acalmar" os fervores, consolidando um regime autoritário que, no ano seguinte, apoiou a criação da Liga Bodo (Em coreano: 국민보도연맹). A princípio, o objetivo da organização era “reeducar” aqueles influenciados por ideologias comunistas, mas, na prática, se transformou em um instrumento de grande repressão brutal.
O que deveria ser um programa de reabilitação ideológica tornou-se um dos capítulos mais sombrios da história coreana: a execução em massa de simpatizantes, suspeitos e opositores políticos. As estimativas variam, mas estudiosos calculam que cerca de 200 mil pessoas tenham sido mortas durante os massacres, cujos detalhes permanecem envoltos em silêncio e controvérsia até hoje.
A obra não foca em desenvolver personagens, mas a importância de cada vida perdida faz a gente pensar em cada história que se foi. O freixo, que narra a história, oferece uma perspectiva totalmente imparcial e distante, intensificando nosso repúdio aos atos cruéis cometidos pelos humanos. Por ser uma das árvores mais resistentes e possuir notável capacidade de regeneração, não poderia haver símbolo mais adequado para representar a cultura coreana, marcada pela superação de inúmeros conflitos e pela constante reconstrução de sua identidade. No fim, ambas simbolizam força e perseverança. 🌳
O autor
![]() |
| (Foto: NewsCJ - 천지일보) |
Kun Woong Park, nascido em 1972 em Seul, é um cartunista sul-coreano graduado em Artes Plásticas. Ele publicou diversas obras que exploram o trauma da história moderna de seu país, especialmente o impacto da Guerra da Coreia e dos conflitos ideológicos na sociedade coreana. Ele recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio de Excelência do Bucheon Manhwa Award em 2008 e o Today’s Manhwa Award em 2010.
Referência Bibliográfica
PARK, Kun-Woong. Memórias de um Freixo. Tradução Jae Hyung Woo. São Paulo: Editora Conrad, 2021.
Salmon, Andrew. “(23) John Hodge: first US forces commander in Korea.” The Korea Times. https://www.koreatimes.co.kr/lifestyle/people-events/20120118/23-john-hodge-first-us-forces-commander-in-korea. Acesso em: 06 de outubro de 2025.
ACADEMY OF KOREAN STUDIES. “E0006301”. EncyKorea: Korean Historical and Cultural Encyclopedia. Disponível em: https://encykorea.aks.ac.kr/Article/E0006301. Acesso em: 06 de outubro de 2025.

.jpeg)

.jpeg)

Comentários
Postar um comentário